Exames Ocupacionais

Somos especializados nos mais diversos exames para trabalhadores.

Exame admissional

Para quem vai começar um trabalho com carteira assinada, este é o primeiro contato com a saúde e segurança do trabalho. Ele é solicitado pelas empresas antes de firmar o contrato e comprova o bom estado físico e mental do novo empregado para exercer a função, além de fornecer a devida orientação para os casos de pessoas que necessitam condições especiais.

É um exame composto principalmente pela anamnese, uma entrevista que detalha o histórico de saúde da pessoa e do exame físico. Ao final, é emitido o Atestado Médico de Capacidade Funcional.

Exame demissional

Como o próprio nome diz, o exame demissional é realizado quando um empregado será desligado de uma empresa.

Ele precisa ser realizado antes do desligamento, desde que o último exame médico periódico tenha sido realizado há mais de 135 dias (para as empresas de graus de risco 1 e 2, de acordo com o quadro I da NR-4) ou 90 dias (para as empresas de graus de risco 3 e 4)

Exame periódico

Este é um exame para verificar se houve alguma mudança no status da saúde do empregado após algum tempo realizando o trabalho para o qual foi contratado.

A periodicidade varia de acordo com a atividade e o risco. Para quem tem entre 18 e 45, exerce cargos administrativos internos e não trabalha com máquinas, os exames devem ser realizados a cada dois anos. Para os técnicos e demais empregados de qualquer idade, o exame periódico é realizado anualmente. Este prazo cai para seis meses quando a atividade é de risco.

Retorno ao trabalho

Após um afastamento por doença ou acidente, ocupacional ou não, o médico do trabalho precisa avaliar o funcionário para verificar se ele está apto a realizar as atividades que realizava anteriormente.

Mudança de função

É um exame necessário quando o empregado muda de cargo ou até mesmo quando ele vai para um setor que aumenta sua exposição a algum risco.